Tempo de leitura: 3 minutos
Baby blues. Quando o bebê nasce, as emoções ocasionadas pelos hormônios podem se intensificar e causa uma sensação de tristeza e melancolia na mãe. Essa bagunça emocional acontece devido a toda as mudanças pelas quais a mãe vem passando: nova rotina, forma física diferente, trazer uma criança ao mundo, expectativas sobre o futuro.
Isso não quer dizer que a mãe não esteja feliz com a chegada do seu bebê. Entenda:
O que é baby blues?
![O que é baby blues?](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/03/babyblues4.jpg)
Iniciado no puerpério, baby blues é causado pela forte oscilação hormonal que afeta o corpo da mulher assim que o bebê nasce. Atinge de 50% a 80% das mulheres e se apresenta logo após o nascimento do bebê (entre o 3.° e 5.° dia após o parto) desaparecendo em poucos dias e de forma espontânea.
Quais são os sintomas?
![Sintomas do baby blues](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/03/babyblues3.jpg)
Por vergonha, as mães não compartilham o que estão sentindo. A culpa por não estar feliz no que deveria ser a melhor fase da vida (coisa que a sociedade impõe), a consome.
Baby blues é caracterizado por um estado melancólico e regressivo, onde os sintomas abaixo são manifestados:
- Maior sensibilidade emocional
- Constante vontade de chorar
- Comentários auto depreciativos
- Insegurança
- Impaciência
- Ansiedade
- Insônia
- Mudança brusca de humor
Causas do baby blues
![Causas do baby blues](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/03/babyblues1.jpg)
As causas do baby blues são desconhecidas. Porém, acredita-se que estejam ligadas às alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez e após o nascimento do bebê.
Uma hipótese é a de que o período pós-parto faz com que ocorra uma queda dramática nos hormônios estrogênio e progesterona, e essas mudanças por si só podem contribuir para um quadro de tristeza.
Outros hormônios produzidos pela glândula tireoide também podem cair bruscamente – o que pode aumentar o cansaço e sensação de tristeza. Mudanças no seu volume de sangue, pressão arterial, sistema imunológico e metabolismo podem contribuir para a fadiga e alterações de humor.
Tratamento para baby blues
![Tratamento](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/03/babyblues2-1024x683.jpg)
Não há tratamento, porém, é fundamental o apoio da família.
Há algumas ações que podem ser colocadas em prática para amenizar os sintomas:
- Exponha seus sentimentos: Falar sobre o que está sentindo pode contribuir para ter mais clareza sobre as sensações que se manifestam.
- Mantenha uma dieta equilibrada: É importante que a mãe tenha uma alimentação equilibrada durante enquanto estiver amamentando. Isso pode contribuir para amenizar os sintomas. Alimentos ricos em ômega 3 podem ajudam na manutenção e equilíbrio das funções cerebrais
- Peça ajuda: Não há necessidade de dar conta de tudo principalmente no período pós-parto. Se tiver a chance, peça ajuda ao seu companheiro (a) e tente dividir atividades da rotina. Se não puder, o auxílio de um parente e até alguém próximo também pode fazer a diferença.
- Não espere ser perfeita: Essa máxima poderia ser um lema entre as mães, mas durante os primeiros dias é importante tê-la sempre em mente.
- Tenha em mente que você não está sozinha: Não existe culpa em ter baby blues e qualquer mulher pode manifestar essa condição.
Você está passando ou já passou por essa fase? Entre em contato conosco e conte sua história.
Você está gostando do blog? Dê uma olhada no nosso Instagram: @maesupera