Tempo de leitura: 4 minutos
![puerpério](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/02/puerperio1.jpg)
Puerpério é o nome dado à fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas em um curto espaço de tempo.
Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde do seu bebê e dela própria nesta fase inicial da maternidade.
Quando se inicia?
![Início do puerpério](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/02/puerperio4.jpg)
O puerpério inicia-se logo após o nascimento do bebê, com o deslocamento da placenta e dura normalmente seis semanas.
Pode ser dividido em etapas:
- Imediato: Do nascimento a até duas horas após
- Mediato: Do imediato até o 10º dia após o parto
- Tardio: Do 11º até o 42º dia após o parto
- Remoto: A partir do 43º dia após o parto
No puerpério imediato e mediato, o corpo começa a se recuperar. o útero começa retornar ao seu tamanho normal e inicia o lóquio.
No puerpério tardio, o útero continua a regredir e a região genital continuam a sofrer modificações para se recuperar por completo do período gestacional.
O puerpério remoto dura até a mulher parar de amamentar.
Durante o puerpério, a mulher não ovula. Porém, a partir do quadragésimo dia, a capacidade reprodutiva é retomada e é recomendado o uso de métodos contraceptivos caso a mulher não deseje uma nova gravidez.
Lóquio
![Lóquio no puerpério](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/02/puerperio5.jpg)
Após o nascimento de um bebê e saída da placenta, o útero vai retornando ao seu volume normal e também precisa se cicatrizar. Isso provoca a loquiação (ou lóquio), que pode gerar sangramentos e secreções ao longo de todo o puerpério.
De 3 a 5 dias após o parto, o lóquio é um sangue vermelho vivo, por conter muitas hemácias. A partir da segunda semana, vai se tornando vermelho escuro (acastanhado).
Depois de dez dias após o parto, se torna amarelada e, posteriormente, esbranquiçada até terminar. A duração média da loquiação é de 4 semanas, e ela pode ter volume total entre 200 e 500 mL.
Estes sangramentos não devem ser confundidos com a menstruação, já que esta tem origem no endométrio, que reveste o útero, enquanto a loquiação vem principalmente do local onde a placenta estava implantada.
O que pode e o que não pode durante o puerpério?
![O que pode no puerpério](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/02/puerperio3.jpg)
Dirigir no primeiro mês, por exemplo, é contraindicado porque pode atrapalhar a cicatrização do períneo, em caso de parto normal, e das suturas abdominais no caso de cesárea.
Atividades físicas mais pesadas, como a corrida, também são desaconselhadas nos primeiros 45 dias — mesmo em caso de parto normal. A cesariana tem restrições mais severas por se tratar de um procedimento cirúrgico e, nesse caso, as atividades devem ser evitadas por até três meses.
Atividades como depilar, subir escadas ou utilizar absorvente interno estão totalmente liberadas durante o puerpério.
Resguardo sexual no puerpério
As alterações na vagina não atingem só quem teve parto normal. Com a queda da liberação de estrogênio, a vagina pode ficar com menos lubrificação e até inflamar. Antes que a vagina ou o corte da cesárea estejam completamente cicatrizados, o sexo com penetração pode machucar e causar até infecções.
Não há um tempo fixo para que a cicatrização completa aconteça, mas costuma durar o período do puerpério. É importante conversar com o médico para voltar a fazer sexo após o parto.
Emocional abalado no puerpério
![Saúde emocional no puerpério](https://maesupera.com.br/wp-content/uploads/2020/02/puerperio2.jpg)
Durante a quarentena e em função nas mudanças hormonais, a mulher pode estar mais frágil e sentimental. Por isso, a ajuda do parceiro e parentes mais próximos é fundamental nesse período difícil. É importante que as pessoas ao redor da nova mamãe estejam preparadas para ajudá-la e dar toda a segurança que ela precisa nesse período.
Também é importante lembrar que essas mudanças são passageiras e que a confusão emocional logo passará.
Então, mamãe, fique tranquila que essa fase passa. O puerpério é difícil, mas vai passar!
Entre em contato com a gente!